Saturday, February 24, 2007

"Museu Arqueológico do Carmo"



Em 1755 lisboa foi atingida por um devastador terramoto, os incêndios que se seguiram finalizaram um onda de terrivel destruição que não deixou pedra sobre pedra.
Seguiu-se uma longa reconstrução que acabou por transfigurar a lisboa de então naquela que hoje conhecemos, mas há um edificio que ficou por reconstruir, um testemunho suspenso no tempo, que surge nos nosso dias como um monumento daquele fatídico dia: O convento do Carmo.
Nesse convento está instalado um dos museus mais interessantes da capital, que no entanto passa algo despercebido no grande público.
Abrange vários periodos históricos e tem peças verdadeiramente surpreendentes, desde a pré-história à idade média, passando pelo periodo romano, escultura gótica e da época moderna, epigrafia hebraica, um núcleo islâmico, azulejaria,...e de particular exotismo: um sarcófago egipcio em madeira e duas múmias sul-americanas.
Visitar este museu vale sempre a pena, é uma viagem no tempo e uma sensação de contacto com mundos muito diferentes do nosso.

2 comments:

Babuska said...

hum... isso faz-me lembrar alguma coisa... se calhar é porque estive no Museu do Carmo contigo, não é? e nem as presenças divinas te detiveram... lolol

AR said...

isso é q dava uma boa visita de estudo!
=D