Tuesday, January 23, 2007

"Tristeza"

Tristeza,
o que é afinal.
Uma dor ou um sentimento?

Para mim
é uma dor que me sabe bem,
um sentimento que me completa.

é com ela que cresço,
que me mostra que além do homem
também há a criança

que a esperança tem um reverso,
que o sonho também é pesadelo,
que o sofrimento é uma aprendizagem.

na vida,
na morte,
num sorriso de fome
numa lágrima de alegria

está em todo o lado
e em lado nenhum

está na minha mente
e no meu esquecimento

mas nunca está só,
eu faço-lhe companhia.

Está em ti,
nesses olhos que me leêm

está na Humanidade:
na guerra,
no holocausto,
no horror e na carnificina,
no que mata e no que morre.

A tristeza é um homicida
que não precisa de armas.
mata com as mãos de quem se suicida.
porque ela mata com o desespero.

a tristeza é o diabo,
a mostrar-nos que deus existe

que mesmo na tristeza:

a semente da esperança
germina no sorriso duma criança

2 comments:

AR said...

=)
para haver alegria...tem de haver tristezxa!

C. said...

para que possa existir o bom, é necessário que exista também o mau. sei que não parece justo que assim seja, mas a verdade é que o mundo se rege por equilíbrios e malabarismos frágeis e há que sempre considerar os dois lados da questão. além do que a tristeza por vezes é necessária: dói, mas é no seu siêncio lacrimoso que acabamos muitas vezes por crescer...

p.s. gosto particularmente dos dois últimos versos: passar da tristeza dolorida à felicidade inocente de uma crianca ainda não corrompida pela injusteza do mundo... é bonito. :)