Thursday, April 12, 2007

"Um momento para a História"




Guerra cívil de Espanha, 1935.
O soldado avança...na sua mente está presente o fotografo estendido no chão com a objectiva apontada para si, ele salta para a frente, para a morte que o ceifa antes de sequer se aperceber da bala que lhe perfura o craneo.
Sem o saber a sua morte fica gravada para a posteridade, o exacto momento em que a vida o abandona, um momento estranho, em que recebe a morte de braços abertos, um momento único, mas tantas vezes repetido nas guerras que enchem os livros de história e as memórias de gerações que vivem marcadas pelo horror por que passaram.
A seu lado Robert Capa sente as balas que enchem o ar logo acima de si, e num reflexo clica o botão da sua arma, a máquina fotográfica, o flash que capta o exacto momento em que uma bala abate o soldado.
O que sente o fotografo nesse momento? O medo da situação perigosa em que se encontra, a alegria da glória que tal foto lhe vai trazer? Ou apenas a tristeza de saber, que algures naquela espanha dilacerada, uma mãe perdera o seu filho.
Capa morreria em 1954 na indochina, uma mina ceifou-lhe as pernas e a vida, nenhuma fotografia imortalizou a sua morte, nem a dos muitos milhões que apenas deixaram lágrimas nos rostos das suas mães.

1 comment:

AR said...

um momento kodak
=x