Tuesday, April 24, 2007

"Suspensa no tempo e no espaço"



"Ophelia" John Everett Millais

A magia da pintura é transpôr para a tela imagens do imaginário, imagens que ainda que tremendamente realistas, retratam uma aliança perfeita entre o objecto e o pano de fundo. Neste quadro o modelo está suspensa na água, mas na sua face não se nota esforço, está naquele meio com a naturalidade de quem sempre lá viveu, suspensa na água, mas também no tempo, num momento captado em tinta e descoberto a cada pincelada do seu autor sobre a tela.

3 comments:

AR said...

já leste o hamlet, de shakespeare? Ofélia enlouquece e afoga-se...ou melhor, suicida-se.
;)

Tribalsoul said...

ainda não li, aliás, shakespeare ainda é um mistério total para mim...talvez este verão um tempinho para ler o escritor número um do mundo anglo-saxónico

C. said...

ainda não leste Hamlet? hum... aconselho, mesmo! já tinha lido, e agora estou a estudar a peça para teoria da literatura. ainda estou a tentar decidir se ele é realmente louco (o Hamlet, embora o Shakes também fosse algo perturbado, lol) ou simplesmente um génio da manipulação (o Hamlet não sei, mas o Shakes sabia o que fazia, raio do homem não escreve linha sem nó, lol)... quanto ao quadro que aqui deixaste... tem graça que conheci o quadro antes de ler a peça e foi isso que me suscitou a curiosidade. a descrição na peça é vívida, mas mesmo assim não consegue dizer tudo o que vejo neste quadro. uma daquelas raras ocasiões em que uma imagem vale efectivamente mais que mil palavras. ;)